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ATENÇÃO: OS USUÁRIOS QUE UTILIZAM EMAILS DO PROVEDOR "HOTMAIL" E "TERRA" DEVEM FICAR ATENTOS POIS ESTES PROVEDORES BLOQUEIAM AS MENSAGENS AUTOMÁTICAS DO SISTEMA ABP E VOCÊ NÃO RECEBERÁ OS NOSSOS EMAILS. Para sanar este problema, cadastre o email faleconosco@abp.esp.br como "confiável" no webmail do seu provedor. Se possível, utilize um email do provedor Gmail que é o mesmo provedor do sistema de envio da ABP. Também podem encontrar dificuldades os usuários dos provedores Yahoo - MSN - UOL que têm sistema antispam automático ativado.


Sou piloto formado porém meu instrutor não é homologado pela ABP, como faço para me filiar?
Você deve procurar um clube de vôo parceiro da ABP onde nosso gestor irá lhe apresentar a um instrutor homologado pela ABP para que seu caso seja analisado e apresentado a diretoria técnica do clube e da ABP. Um instrutor ABP deverá assinar sua ficha de filiação assumindo a responsabilidade técnica perante da Diretoria ABP, além disso, você terá que realizar os procedimentos indicados pela diretoria técnica do seu clube, e também realizar o check prático e prova teórica previstos na nossa Norma Regulamentar.

Esqueci meu número e senha ABP, o que eu faço? 
Para recuperar seus dados, clique em Acessar quando aparecer a tela de login clique em Esqueci a Senha, conforme figura abaixo:

Na tela seguinte você poderá optar pela recuperação da senha através do seu email, CPF ou N.o ABP

Como faço para fazer o login de associado no site da ABP?
Para fazer o login, você deve entrar no site da ABP e clicar em "Acessar" localizado no canto superior direito do site, conforme imagem abaixo, e digitar seu número ABP e senha cadastrada:


Qual o valor da anuidade associativa da ABP?
O valor da anuidade é de R$ 70,00 devendo ser pago somente através de boleto bancário gerado no sistema de gerenciamento do site. A ABP não recebe valores em espécie, seja através de depósito ou através de representantes. Não efetue pagamento da anuidade ABP para terceiros. A habilitação é emitida com validade de 12 meses a partir da data da baixa do pagamento (exemplo: boleto pago em 02/FEV/2017 será emitida carteira válida até 02/FEV/2018)

Fiz meu cadastro inicial e não estou conseguindo acessá-lo, o que devo fazer?
Quando você se cadastra, o sistema envia um email para o gestor do seu clube solicitando a liberação do seu cadastro e somente depois deste procedimento é que você conseguirá acessar todos as funcionalidades do site, como emitir boleto de anuidade, seguro, solicitar alteração de nível, etc.

Verifiquei que na ficha de cadastro existem 2 opções de filiação, qual a diferença entre elas?
Para garantir o direito de livre associação prevista na Constituição, a ABP adota 2 tipos de cadastramento que são:
a) Homologado e Filiado - o piloto recebe homologação desportiva e além disso exerce as prerrogativas associativas de acordo com o Estatuto da ABP, por exemplo, tendo o direito de se candidatar às eleições de diretoria e votar nas eleições.
b) Somente Homologado sem ser Filiado - o piloto opta por somente ter a homologação desportiva porém sem vínculo associativo com a ABP.


Fiz meu cadastro inicial e o nivel está como NA1, porém já sou piloto formado, como faço para alterar o nível?
Neste caso, o seu instrutor deverá enviar um email para o faleconosco@abp.esp.br solicitando a adequação do nivel cadastrado. Paralelamente o gestor do clube também deverá ser avisado para que seja aplicada a prova e check prático N1 ABP.

Como faço para gerar o boleto de pagamento da anuidade ABP?
Para gerar o boleto de pagamento, você deve entrar no site da ABP e fazer o login de associado utilizando seu número ABP e Senha (caso não lembre sua senha utilize o "Esqueci minha Senha"). Depois clique no menu esquerdo "Menu do Sócio" ativando o menu deslizante e escolha o item Gerar Boleto Anuidade

Importante: você conseguirá acessar esta funcionalidade somente após liberação do cadastro pelo gestor ou desbloqueio do mesmo caso esteja com habilitação vencida há mais de 30 dias.

 

 


Não estou recebendo o email do Lembrete de Senha, mesmo quando realizo os procedimentos no site, o que faço?
Primeiramente verifique se o seu email é do provedor "Hotmail.com" ou "MSN.com". Caso positivo, você deve acessar o webmail do seu provedor (por exemplo: www.hotmail.com) e acessar sua caixa de emails. Verifique se nossas mensagens não estão classificadas como SPAM ou Lixo Eletrônico, pois isto é comum nestes provedores. Você também pode marcar o email faleconosco@abp.esp.br como "confiável" na sua lista de endereços. Também verificamos que os provedores Terra e UOL podem bloquear as mensagens pois possuem um filtro de spam ativado pelo próprio provedor. Verifique se você não está utilizando o filtro de spam ativado em seu provedor.

Consegui desbloquear os emails do spam do meu servidor, porém quando acesso o login com os dados aparece uma informação de "cadastro inativo", o que devo fazer?
Esta situação acontece caso você tenha ficado inativo (sem renovar habilitação) por mais de 1 ano. Nestes casos, envie email para faleconosco@abp.esp.br que checaremos seu caso e, caso não haja restrições, reestabeleceremos seu acesso.

A habilitação ABP pode ser enviada para o meu endereço ao invés de ir para o meu clube?
Não. A ABP adota o procedimento de enviar as habilitações somente para os gestores dos clubes parceiros para que haja um maior controle dos pilotos e verificação de eventuais detalhes em relação à homologação do piloto filiado.

Quais os requisitos para mudança de nível dos pilotos?
Todos os requisitos e procedimentos necessários para mudança de nivelamento dos pilotos encontram-se se disponíveis em nosso no link Norma Regulamentar ABP.

Para solicitar mudança de Nível 1 para Nível 2 você deve fazer o login de associado e depois clicar em "Menu do Sócio" ativando o menu deslizante e depois clicar em Mudar meu Nível:


A alteração de nível não é automática - fique atento à aprovação do pedido antes de pagar a anuidade. As habilitações são emitidas de acordo com o nível no sistema atual, ou seja, se você fez o pedido de nível verifique se o gestor do seu clube autorizou a mudança.

Nível A1 para Nível 1 - o piloto deve fazer a solicitação no sistema e o pedido deve ser liberado pelo instrutor responsável pelo piloto.

Nível 1 para Nível 2 -  o piloto deve fazer a solicitação no sistema e o pedido deve ser liberado pelo gestor responsável pelo piloto.

Nível 3 / Nível 3 VD / Instrutor - não existe formulário no site, somente através da Clínica e demais exigências da Norma Regulamentar ABP


Os procedimentos para mudança de nível em qualquer categoria seguem estritamente as exigências da Norma Regulamentar ABP

O gestor do meu clube está me pedindo para entrega a ficha de filiação assinada. Onde consigo imprimir?
Para imprimir a ficha de filiação basta acessar o "Menu do Sócio" e selecionar a opção "Impressão de Fichas" no menu deslizante conforme figura abaixo:



Quando faço o pedido de mudança de nível, ele é aprovado automaticamente?
Não. Todas as alterações de nível são verificadas e sua aprovação dependerá do envio da documentação exigida pela Norma Regulamentar ABP e condicionada a aprovação da Diretoria Técnica da ABP. Portanto, ao fazer o pedido de alteração de nível, entre em contato com o Gestor ABP do seu clube para realizar os procedimentos necessários. Se você está renovando sua habilitação junto com o pedido de nível só efetue o pagamento após a aprovação no sistema, caso contrário sua habilitação será emitida com o nivel antigo e você terá que pagar a taxa de reemissão se o nível for aprovado.

Fiz meu cadastro inicial e o nivel está como NA1, porém já sou piloto formado, como faço para alterar o nível?
Neste caso, o seu instrutor deverá enviar um email para o faleconosco@abp.esp.br solicitando a adequação do nivel cadastrado. Paralelamente o gestor do clube também deverá ser avisado para ciência da situação.

Quais os procedimentos e requisitos para se homologar em Vôo Duplo?
Para se homologar em Voo Duplo você deverá cumprir os requisitos e procedimentos da Norma Regulamentar ABP disponível em nosso site.

Quais os procedimentos e requisitos para se homologar Nível 3?
Para se homologar N3 ABP você deverá cumprir os requisitos e procedimentos da Norma Regulamentar ABP disponível em nosso site.

Eu já possuo habilitação N3 e/ou instrutor e/ou voo duplo por outra entidade mas estou me filiando na ABP. Minha habilitação será emitida com o mesmo nível?
Não. Você terá de se adequar às exigências da Norma Regulamentar ABP de acordo com o nível pretendido.


Eu possuía habilitação para Voo Duplo ABP, porém fiquei inativo e agora que estou voltando a voar. No entanto, verifiquei que meu nível no sistema ABP não está mais homologado VD? O que houve?

Conforme Norma Regulamentar ABP - Capítulo I - Disposições Gerais - Item H - A inadimplência com a anuidade associativa ABP acarretará na suspensão da homologação do piloto associado de qualquer nível e seu restabelecimento estará sujeito ao cumprimento integral das exigências desta Norma Regulamentar pelo piloto, ainda que já o tenha sido em processo anterior. Portanto, você terá que cumprir integralmente as exigências para obter nova homologação no nível desejado. Esta situação se aplica a todos os níveis de homologação, incluindo Nível 3, Nível 3-VD - Instrutor A ou B.

Em caso de perda ou roubo, como faço para obter a 2.a via da habilitação ABP?
No caso de extravio, perda ou roubo você deverá solicitar pelo email faleconosco@abp.esp.br o envio do boleto referente a 2.a via no valor de R$ 35,00.
Importante ressaltar que a 2.a via da habilitação terá a validade igual a da 1.a via extraviada.


É necessário confirmar o pagamento da anuidade?
Não é preciso pois os pagamentos feitos através do boleto bancário gerado no site da ABP são informados pelo nosso banco e a baixa é feita 24 horas após o pagamento do boleto. Eventualmente em alguns casos podem haver problemas com pagamentos feitos pela internet ou caixas eletrônicos. Verifique sempre o status do seu pagamento na sua página pessoal no item "Meus Boletos".

Como é o procedimento e o prazo de envio da habilitação desportiva da ABP?
Após a confirmação do pagamento, a habilitação é emitida e enviada para o gestor do clube ao qual o piloto está filiado. A emissão leva em média 7 dias úteis, acrescidos do prazo de entrega dos Correios que varia para cada região do Brasil.

Posso receber a habilitação ABP sem estar filiado a um clube de vôo?
Não. A ABP entende que somente com o fortalecimento dos clubes de prática esportiva é que poderemos criar condições para que o Parapente se desenvolva de forma adequada no Brasil. Por isso toda a nossa sistemática de administração esportiva se baseia nesse ponto, o que inviabiliza a emissão de habilitação para praticantes que não estiverem vinculados a algum clube.


Como faço para mudar de clube no meu cadastro ABP?
Caso você tenha mudado de clube, você deverá solicitar a transferência pelo email faleconosco@abp.esp.br, e ela será efetivada após ciência de ambos gestores (clube antigo e novo) para saber se não há nenhum impedimento administrativo para tal. Lembrando que seu clube de destino deverá estar cadastrado na ABP para que seja possível a transferência.


Como faço tornar meu clube parceiro da ABP?
Para tornar seu clube parceito da ABP, o primeiro passo é você nos remeter uma cópia do CNPJ, do estatuto social e da ata da eleição da atual diretoria registradas em cartório. Também há a necessidade da atuação de um instrutor e um gestor ABP para gerenciar a aplicação do nosso Plano de Gestão Esportivo, bem como para a adequação à nossa Norma Regulamentar. É muito importante o clube permitir que somente instrutores homologados pela ABP atuem em suas dependências para que estejam juridicamente respaldados dentro de um processo de homologação que efetivamente atesta a capacidade técnica dos instrutores e dos pilotos por ele instruídos.


Onde encontro uma escola e instrutor homologado pela ABP mais próximos? 
Você encontra a relação de escolas credenciadas no link ESCOLAS do nosso site.
Importante: Exija sempre a apresentação da carteira de Instrutor ABP e verifique se a mesma está com a validade e também a reciclagem em dia.


Já paguei minha anuidade mas ainda não recebi minha habilitação. Como faço para verificar se estou em dia com a ABP?
Como você sabe, a emissão da habilitação desportiva ABP passa por um processo criterioso de verificação e checagem, além do prazo de postagem e envio ao gestor. Se você já pagou sua anuidade, 24 horas depois do pagamento você poderá verificar o status da sua anuidade na sua página pessoal, no item Meus Boletos. Nos casos de renovação de habilitação, você também poderá verificar a emissão através da Consulta de Habilitações e juntamente com a sua habilitação vencida e o comprovante de pagamento poderá comprovar sua adimplência até que a nova habilitação seja entregue pelo seu gestor.


Sou diretor técnico ou fiscal de um clube, como posso verificar a autenticidade da habilitação e também se o piloto está em dia com a ABP?
Você poder fazer a leitura através do seu celular do cógido QR Code impressa na carteira ou através da Consulta de Habilitações onde você poderá verificar os dados da habilitação do piloto, nome, clube, nível do piloto e se os mesmos conferem com a habilitação apresentada. Outro detalhe importante é verificar se o selo holográfico não está adulterado e também se a habilitação não está vencida. Qualquer dúvida procure o Gestor ABP do seu clube ou entre em contato pelo Fale Conosco ABP


Tenho habilitação de piloto de parapente, significa que também estou habilitado para voar de paramotor?

Não. A homologação de piloto de paramotor segue normas e procedimentos completamente diferentes do parapente. Para se informar sobre paramotor entre em contato com a Associação Brasileira de Paramotor no site: www.abpm.esp.br

Quero aprender a voar de parapente, o que devo fazer?
Se você quer entrar para este esporte fascinante de maneira segura, leia atentamente as orientações da seção Dicas aos Iniciantes que você encontra no menu ali do lado esquerdo do site.

Quais os procedimentos básicos antes da contratação de um vôo duplo?
- a idade mínima para a prática de Vôo Livre é de 18 anos, sendo que, os menores entre 16 e 18 anos poderão praticar o esporte mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis legais.
- se possível, consultar antes do voo junto à ABP se o piloto é homologado para realização de voo duplo. Em nosso site estão relacionadas as escolas e instrutores homologados em todo o Brasil.
- soliciar a apresentação da habilitação desportiva e verificar se consta junto ao nível do piloto a inscrição "VOO DUPLO", por exemplo: Nível 3 - Voo Duplo. Quando o piloto não é homologado para voo duplo constará por exemplo: "Nível 3 - Não homologado voo duplo"
- verificar se a carteira está dentro do prazo de validade e com selo holográfico intacto e sem rasuras.

- Em relação a idade, no caso de menores, nossa orientação é que os pilotos de duplo exijam autorização por escrito do pai e da mãe, ou dos responsáveis/tutores legais, nunca isoladamente de um.
- a habilitação desportiva ABP e emitida com uma matriz pvc e tem selo holográfico de segurança que garante sua autenticidade, veja imagem abaixo:

- Caso o piloto não apresente a habilitação correta NÃO FAÇA O VÔO.

Veja o disposto em nossa Norma Regulamentar ABP sobre documentação obrigatória e equipamento duplo:

2.1) Documentação de porte obrigatório
O praticante deverá estar portando os seguintes documentos:
a) Habilitação Desportiva válida.
b) Comprovação de estar em dia com o pagamento das mensalidades de Clubes, Entidades Estaduais e ABP.
2.1.1) Ao utilizar equipamento de vôo duplo, o praticante deverá portar atestado que demonstre que a vela foi devidamente inspecionada por um órgão reconhecido pela ABP.

 




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