Dúvidas Frequentes

Links úteis para você ir direto ao que precisa no site ABP:

Fazer login: https://abp.esp.br/usuario/login.php

Habilitação Digital​​​​: https://abp.esp.br/usuario/habilitacao.php

Pagamento Anuidade: https://abp.esp.br/anuidade.php

Nova senha: https://abp.esp.br/usuario/esqueci.php

Alterar cadastro: https://abp.esp.br/usuario/pessoal.php

Alterar senha: https://abp.esp.br/usuario/alterarsenha.php

Solicitar Nível: https://abp.esp.br/usuario/mudarnivel.php

Consultar Habilitação: https://abp.esp.br/consulta.php



Quero aprender a voar de parapente, o que devo fazer?
Se você quer entrar para este esporte fascinante de maneira segura, leia atentamente as orientações da seção Dicas aos Iniciantes em nosso site.

O que devo fazer para realizar um voo duplo com segurança?
Preparamos este vídeo com orientações para você realizar seu voo com toda segurança, acesse: https://abp.esp.br/vooduplo

Quero renovar minha habilitação mas não lembro meu número ABP nem a senha de acesso.
Neste caso, você deve solicitar uma nova senha através do botão "Esqueci a Senha" na caixa de login.
No entanto, para receber a senha provisória você deverá estar com seu endereço de email atualizado. Caso não lembre o email que cadastrou, solicite a troca de email em https://abp.esp.br/usuario/alteraremail.php.
Alguns pilotos reclamam da dificuldade de receber os dados de acesso, porém, por se tratar de dados pessoais e sigilosos, a ABP adota procedimentos que exigem um mínimo de autenticidade nas informações, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso aos seus dados.

Quero renovar minha habilitação, porém, ao tentar fazer o login aparece a mensagem “Seu cadastro foi arquivado e não está ativo. Entre em contato conosco para ativá-lo novamente.”
Todos os cadastros que vencem e não são renovados, entram na condição de “inativos” após 30 dias do vencimento da habilitação, sendo necessário a solicitação de reativação através de formulário do Fale Conosco dentro do próprio site. A reativação é feita mediante checagem junto ao clube de origem do piloto para saber se há alguma restrição ou pendência que impeça de realizar a reativação do cadastro do piloto. 

Já paguei a renovação porém preciso da minha habilitação com urgência, como proceder?
Neste caso você pode emitir a HABILITAÇÃO DIGITAL acessando a função "Consulta Habilitações" do site e imprimir ou gerar um PDF do resultado da consulta. O sistema vai gerar um QR Code que pode ser lido por qualquer smartphone com acesso à internet.

Solicitei a senha conforme orientação, porém não estou recebendo o email com a nova senha, como proceder?
Por se tratar de um email automático, muitos provedores de email bloqueiam os emails enviados por rotinas automáticas como é o caso do sistema ABP. Para sanar este problema, cadastre o email faleconosco@abp.esp.br como "confiável" no webmail do seu provedor. 

Como faço para fazer o login de associado no site da ABP?
Para fazer o login, você deve clicar em ACESSAR no canto superior esquerdo e então digitar seu número ABP ou email ou CPF e a senha que você definiu no momento do cadastro.

Sou piloto formado porém meu instrutor não é homologado pela ABP, como faço para me filiar?
Você deve procurar um Clube cadastrado na ABP onde nosso Gestor irá lhe apresentar a um instrutor homologado pela ABP para que seu caso seja analisado e apresentado a diretoria técnica do clube e da ABP. Um instrutor ABP deverá assinar sua ficha de filiação assumindo a responsabilidade técnica perante da Diretoria ABP, além disso, você terá que realizar os procedimentos indicados pela diretoria técnica do seu clube, e também realizar o check prático e prova teórica previstos na nossa Norma Regulamentar.
 
Qual o valor da anuidade associativa da ABP?
O valor da anuidade é de R$ 120,00 devendo ser pago somente através de transferência bancária para a conta oficial da ABP. A ABP não recebe valores em espécie ou através de representantes. Não efetue pagamento da anuidade ABP que não seja através de transferência para a conta oficial da ABP. A habilitação é emitida com validade de 12 meses a partir da data da baixa do pagamento que geralmente ocorre no próximo dia útil após o pagamento.

Fiz meu cadastro inicial e o nivel está como NA1, porém já sou piloto formado, como faço para alterar o nível?
Neste caso, o seu instrutor deverá enviar um email para o Fale Conosco solicitando a adequação do nivel cadastrado. Paralelamente o gestor do clube também deverá ser avisado para que seja aplicada a prova e check prático ABP. Não efetue o pagamento da anuidade antes de resolver essas pendências, caso contrário, sua carteira será emitida com o nível constante no sistema.

Como faço para gerar o boleto de pagamento da anuidade ABP?
Para gerar o boleto de pagamento, você deve entrar no site da ABP e fazer o login de associado utilizando seu número ABP e Senha. Depois, clique no seu nome ativando o menu deslizante e escolha o item Pagamento Anuidade
Importante: você conseguirá acessar esta funcionalidade somente após liberação do cadastro pelo gestor ou desbloqueio caso esteja com habilitação vencida há mais de 30 dias.

A habilitação ABP pode ser enviada para o meu endereço ao invés de ir para o meu clube?
DESDE DE AGOSTO 2020 NÃO HÁ MAIS EMISSÃO DA HABILITAÇÃO EM PVC, SOMENTE A VERSÃO DIGITAL.

Quais os requisitos para mudança de nível dos pilotos?
Todos os requisitos e procedimentos para mudança de nivelamento dos pilotos encontram-se se disponíveis na Norma Regulamentar ABP.

Como faço para solicitar a alteração do meu nível de homologação e qual o prazo para efetivação?
Você deve fazer a solicitação estando logado no sistema, através da funcionalidade "Solicitar Mudança de Nível"
 
Observações Importantes em relação aos pedidos de nível:

A alteração de nível não é automática - fique atento à aprovação do pedido antes de pagar a anuidade. As habilitações são emitidas de acordo com o nível no sistema atual, ou seja, se você fez o pedido de nível verifique se o gestor do seu clube autorizou a mudança.
Nível A1 para Nível 1 - o piloto deve fazer a solicitação no sistema e o pedido deve ser liberado pelo instrutor responsável pelo piloto.
Nível 1 para Nível 2 -  o piloto deve fazer a solicitação no sistema e o pedido deve ser liberado pelo gestor responsável pelo piloto somente após aprovação do seu instrutor.
Nível 3 / Nível 3 VD / Instrutor - não existe formulário no site, consultar procedimentos da Norma Regulamentar ABP
Os procedimentos para mudança de nível em qualquer categoria seguem estritamente as exigências da Norma Regulamentar ABP

Quando faço o pedido de mudança de nível, ele é aprovado automaticamente?
Não. Todas as alterações de nível são verificadas e sua aprovação dependerá do envio da documentação exigida pela Norma Regulamentar ABP e condicionada a aprovação da Diretoria Técnica da ABP.
Portanto, ao fazer o pedido de alteração de nível, entre em contato com o Gestor ABP do seu clube para realizar os procedimentos necessários.
Se você está renovando sua habilitação junto com o pedido de nível só efetue o pagamento após a aprovação no sistema, caso contrário sua habilitação será emitida com o nivel antigo e você terá que pagar a taxa de reemissão quando o pedido de alteração de nível for aprovado.

Eu já possuo habilitação de instrutor e/ou voo duplo por outra entidade. Caso eu me filie na ABP, terei o meu nível reconhecido?
Não. Você terá de se adequar às exigências da Norma Regulamentar ABP 

Eu possuía homologação VD, porém, fiquei inativo e agora que estou voltando a voar verifiquei que não sou mais homologado VD? O que houve?
Conforme Norma Regulamentar ABP - Capítulo I - Disposições Gerais - Item H - A inadimplência com a anuidade associativa ABP acarretará na suspensão da homologação do piloto associado de qualquer nível e seu restabelecimento estará sujeito ao cumprimento integral das exigências desta Norma Regulamentar pelo piloto, ainda que já o tenha sido em processo anterior. Portanto, você terá que cumprir integralmente as exigências para obter nova homologação no nível desejado. Esta situação se aplica a todos os níveis de homologação, incluindo Nível 3, Nível 3-VD - Instrutor A ou B.

É necessário confirmar o pagamento da anuidade?
Sim. Ao realizar o pagamento, você deve anexar o comprovante acessando Pagamento Anuidade. Verifique sempre o status do seu pagamento na sua página pessoal no item "Meu Financeiro"

Como é o procedimento e o prazo de envio da habilitação desportiva da ABP?
Após a confirmação do pagamento, a habilitação é emitida e disponibilizada no item Minha Habilitação.

Posso receber a habilitação ABP sem estar filiado a um clube de vôo?
Não. A ABP entende que somente com o fortalecimento dos clubes de prática esportiva é que poderemos criar condições para que o Parapente se desenvolva de forma adequada no Brasil. Por isso toda a nossa sistemática de administração esportiva se baseia nesse ponto, o que inviabiliza a emissão de habilitação para praticantes que não estiverem vinculados a algum clube.

Como faço para mudar de clube no meu cadastro ABP?
Caso você tenha mudado de clube, você deverá solicitar a transferência pelo Fale Conosco e ela será efetivada após autorização de ambos gestores (clube antigo e novo) para saber se não há nenhum impedimento administrativo para tal. Lembrando que seu clube de destino deverá estar cadastrado na ABP para que seja possível a transferência.

Como faço tornar meu clube parceiro da ABP?
Para tornar seu clube parceito da ABP, o primeiro passo é você nos remeter uma cópia do CNPJ, do estatuto social e da ata da eleição da atual diretoria registradas em cartório. Também há a necessidade da atuação de um instrutor e um gestor ABP para gerenciar a aplicação do nosso Plano de Gestão Esportivo, bem como para a adequação à nossa Norma Regulamentar ABP . É muito importante o clube permitir que somente instrutores homologados pela ABP atuem em suas dependências para que estejam juridicamente respaldados dentro de um processo de homologação que efetivamente atesta a capacidade técnica dos instrutores e dos pilotos por ele instruídos.

Onde encontro uma escola e instrutor homologado pela ABP mais próximos? 
Você encontra a relação de Instrutores em nosso site.
Importante: Exija sempre a apresentação da carteira de Instrutor ABP e verifique se a mesma está com a validade e também a reciclagem em dia.

Pretendo fazer um curso de parapente, porém verifiquei que o nome do meu futuro instrutor não aparece na listagem da ABP, o que isso significa?
A relação de nomes de instrutores em nosso site é atualizada constantemente e nela constam somente os instrutores devidamente homologados pela Associação Brasileira de Parapente dentro dos rígidos critérios estabelecidos pela nossa Norma Regulamentar. Se o nome não consta desta lista é porque o mesmo não é homologado pela ABP.

Sou piloto homologado por outra associação. Se eu me filiar a ABP, terei meu nivelamento reconhecido automaticamente?
O nivelamento de pilotos na ABP segue estritamente o que determina nossa Norma Regulamentar. A ABP não reconhece automaticamente os níveis de outras entidades, uma vez que o sistema de homologação não obedece aos mesmos critérios e exigências, fazendo com que seja necessário o cumprimento dos requisitos exigidos pela ABP, salvo aqueles que tecnica e notoriamente são cumpridos pelo piloto e avalizados pela Diretoria Técnica ABP.

Sou fiscal de um clube, como posso verificar a autenticidade da habilitação e também se o piloto está em dia com a ABP?
Você poder fazer a leitura através do seu celular do cógido QR Code impressa na carteira ou através da Consulta Habilitações onde você poderá verificar os dados da habilitação do piloto, nome, clube, nível e se os mesmos conferem com a habilitação apresentada. Outro detalhe importante é verificar se o selo holográfico não está adulterado e também se a habilitação não está vencida. Qualquer dúvida entre em contato pelo Fale Conosco

Tenho habilitação de piloto de parapente, significa que também estou habilitado para voar de paramotor?
Não. A homologação de piloto de paramotor segue normas e procedimentos completamente diferentes do parapente. Para se informar sobre paramotor entre em contato com a Associação Brasileira de Paramotor


.
ABP - Associação Brasileira de Parapente - Copyright 2021 © Todos os direitos reservados.
CNPJ: 05.158.968/0001-64