Cabo ou lastro, quase um horror... ok, é um horror!!

Fonte: Silvio Ambrosini - Sivuca - Data: 08/01/2011

Cabo ou lastro, quase um horror... ok, É um horror!!

Tenho algumas considerações a fazer e e natural que muitos nao concordem, entretanto quero lembrar que me baseio sempre em PRATICA e ESTATÍSTICA, apesar do cunho as vezes bucólico de minhas mensagens.

Ha alguns anos, um grande piloto, o Urs Haari, disse uma frase que nunca mais deixei de lado "se eu precisar de ajuda para decolar, não decolo". Na época, eu tinha algumas dificuldades para decolar, e percebi que nao tinha cabimento conviver pacificamente com este tipo de problema, especialmente por que a decolagem e um momento bastante critico e o piloto definitivamente não pode se dar ao luxo de poder ter dificuldades para decolar, a nao ser que nao tenha instinto de preservação de sua integridade física (sem contar a moral).

Passei a praticar novas técnicas de decolagem e cheguei ao que gerou esta conversa. Pois bem, costumo dizer ao meu povo: "nunca peca ajuda para decolar, nunca ajude ninguém a decolar". 

Estes pilotos decolam sempre certo e nunca precisam de ajuda, seja com o vento que for. Nunca nenhum deles feriu-se na decolagem, nunca nenhum deles precisou de lastro (cabo).

Assisto constantemente absurdos como:

-Pilotos que inflam o parapente de frente com vento forte e vão cair sobre os carros no estacionamento
-Pilotos pedem lastro, inflam o paraca torto. O coitado que esta dando lastro nao consegue segurar e acaba soltando o infeliz que sai rolando feito um albatroz. Em seguida e chamado de animal para cima por ter "atrapalhado" o pobre piloto.
-Pilotos que passam suas tardes tentando inflar seus paracas e voltam para casa sem voar pois não conseguem equilibra-lo sobre suas cabeças, enquanto o espaço aéreo parece um piquenique.
-Pilotos que acham que ventaca e dia perfeito para voar duplo e precisam de 10 pessoas para segura-lo (pilotos ditos "respeitados" inclusive)
-Pilotos que acreditam piamente que vão voar para frente com seus bacalhaus em ventos de 30km/h. Decolam e vão visitar o "futirroto" (como dizem no Ceara).

A partir dai, eu lhe questiono: Que tipo de piloto precisa de cabo?
Nao seria o mesmo piloto que precisa passar algumas horas treinando inflagem no morrinho?
Nao seria o mesmo piloto que precisa aprender a controlar seus ímpetos de desespero em voar qualquer custo independente da condição?
Nao seria o mesmo piloto que precisa aceitar o fato que a decolagem e sua responsabilidade e nao do Homem Pedra?
Seria o piloto que nao considera um tufão impedimento suficiente para seu vôo?

Ainda: Por que muitos pilotos nao assumem que precisam treinar decolagem?
Será vergonha de confessar isto perante os colegas que os julgam excelentes pilotos?

Ainda: Por que responsabilizar-se pela decolagem de alguém que deveria ir treinar para faze-lo sozinho dando-lhe lastro?

E finalmente: Com que direito acusamos alguém de ter dado lastro errado se o compromisso de cada um e decolar corretamente e sozinho?

Filosofem, queridos

Sivuca

ABP - Associação Brasileira de Parapente - Copyright 2021 © Todos os direitos reservados.
CNPJ: 05.158.968/0001-64