A Ciência, a Consciência e a Obediência de um Mestre Aprendiz

21/10/2012 - Publicado por: Azeite - Categoria: Geral - Tags:

A Ciência, a Consciência e a Obediência de um Mestre Aprendiz

 

Como sabemos, nosso grande companheiro Kurt Stoeterau está encerrando suas atividades como instrutor de parapente especializado em cursos de pilotagem, os famosos SIV´s.

 

Falar da competência do Kurt como profissional é ser redundante, porém necessário. Como poucos, ele soube elevar o nível de instrução da arte de dominar nossos parapentes e nossos "medos" deles, numa trajetória de mais de 20 anos dedicados ao voo como um "aprendiz de mestre" como ele gosta de falar. Esta história é recheada de sucessos e também de insucessos que certamente serviram para sua evolução como profissional mas, acima de tudo, como ser humano. Foi tutor de mais de 1300 pilotos em seus cursos, foi mestre e aprendiz, compartilhando com seus companheiros de jornadas, lições valiosas sobre as sutilidades da natureza humana que, poucos tiveram a chance de experimentar e como poucos também, soube tirar destas lições as energias para evoluir em sua jornada nesta seara esportiva. Kurt nos deixa valiosos tesouros em seus livros e vídeos, anotações e textos. A história do parapente brasileiro deve alguns de seus melhores capítulos à este cara. 

 

Como fundador e colaborador efetivo da ABP, sua contribuição foi imensurável, seja como palestrante em nossas clínicas e nos bastidores desta associação, nas inúmeras reuniões, discussões, emails, relatórios, viagens, atuando como motivador, conselheiro, rebelde, contestador, pacificador porém, acima de tudo, fiel às suas convicções e à plena liberdade de pensamento que sempre defendeu e almejou. É difícil prever ou mensurar o que sua ausência no meio "parapentístico" brasileiro vai causar. Como piloto tenho certeza que será um vazio enorme, um hiato. Mas como amigo tenho certeza que sua contribuição será ainda maior, pois sei que estará feliz seguindo o caminho próprio, guiado pela consciência e pelo coração que o fizeram tão precioso para todos nós e seu legado perpetuará seu sonho de ver cada vez mais pilotos e homens criando asas e voando com suas consciências tranquilas.

 

Aprendiz de Mestre ou Mestre Aprendiz. Este dilema se apóia na sua contradição, nas suas diferenças, nos seus caminhos e descaminhos. Como aprendizes perderemos o Mestre. Mas como homens alados ganhamos um irmão, que nos ajudou a consertar nossas asas quebradas e trêmulas e, feito isso, é chegada a hora de outros voos em outras rampas.

 

Hoje, nos despedimos com o coração e a alma carregados de lembranças que jamais se extinguirão com o tempo, pois graças à este Mestre Aprendiz somos mais cientes, conscientes e obedientes de nós mesmos.

 

Obrigado meu amigo!

 

Luciano Miguel Martins e todos seus irmãos da ABP

 









ABP - Associação Brasileira de Parapente - Copyright 2019 © Todos os direitos reservados.

Runtime Sistemas