Os esportes de aventura precisam do seu apoio !

04/08/2010 - Publicado por: Azeite - Categoria: Geral - Tags:


Esportes de aventura são atividades esportivas diferenciadas que exigem praticantescom aptidões especiais. Somente nos ambientes de prática esportiva, administradospelas entidades esportivas do segmento é que se pode aferir o nível de aptidão dospraticantes de esportes de aventura.

Lamentavelmente, o segmento esportivo de aventura vem sendo alvo de uma atuação do Ministério do Turismo que é absolutamente inadequada. Com o infundado argumento deque seriam "turísticas" as atividades esportivas de aventura comercializadas no chamado turismo de aventura, criaram um sistema de administração esportivo próprio, com regraspróprias a serem aplicadas por empresas certificadoras do sistema vinculado a ABNT. “

Turismo de aventura” é a atividade econômica que surge com a comercialização dasatividades esportivas de aventura e não as atividades em si, que continuam a seresportivas de aventura. Equipamentos, formação pessoal e técnicas esportivas dosesportes de aventura continuam sendo esportivas, embora a movimentação de recursosque elas desencadeiam possa ser chamada de turísticas. E eles não podem ser aferidos pela internet ou por pessoas desvinculadas das respectivas entidades dosegmento.

É um absurdo imaginar que se possa habilitar praticantes de parapente para realizar vôos duplos sem qualquer vínculo com as entidades esportivas do segmento (ABP, Federações e Clubes). E o mesmo se diga para todas as modalidades do segmento. Pouco importa que quem esteja sendo guiado nas atividades esportivas de aventura não seja praticante, isto em nada modifica os equipamentos, formação pessoal e as técnicasque continuam esportivas.

Recentemente no Senado Federal, por iniciativa dos Senadores Raimundo Colombo e Efrain Morais, foi elaborado um Projeto de Lei para regulamentar os esportes de aventura no Brasil. Este projeto sofreu interferência das principais entidades do segmento e com isso os Senadores chegaram a um texto final muito adequado. Em seguida ele foi para a Comissão de Turismo e Desporto na Câmara dos Deputados, mas recebeu 03 emendas do Deputado Marcelo Teixeira que simplesmente o descaracterizou, pois elas têm a intenção de legalizar o infundado argumento de que os equipamentos, formação pessoal etécnicas esportivas dos esportes de aventuras quando comercializados são meramente "turísticos".

Desta forma, solicitamos a todos os nossos associados que manifestem seu descontentamento às emendas apresentadas pelo Deputado Marcelo Teixeira, aos Deputados Federais membros da Comissão de Turismo e Desporto, porque serão eles quem irão decidir se a distorção no texto original será ou não convertida em Lei!

Mande o texto abaixo para a lista dos e-mails do Deputados Federais da Comissão deTurismo e Desporto

Título: Rejeito as emendas apresentadas ao PL 7288/2010

Prezado Deputado,

Eu, (colocar seu nome completo), residente em (nome do município), praticante de Parapente, manifesto o meu descontentamento com as emendas apresentadas ao Projeto de Lei 7288/2010 e a política do Mtur para os esportes de aventura. As técnicas, formação pessoal e equipamentos na comercialização dos esportes de aventura sãoesportivas. Suas particularidades exigem habilidades que, necessariamente, devem ser aferidas pelas entidades esportivas que as organizam. Conto com o seu apoio para a REJEIÇÃO destas Emendas e pela modificação da politica para o segmento esportivo deaventura.

Atenciosamente,
Nome
Município /Estado



dep.walterfeldman@camara.gov.br;
efraim.morais@senador.gov.br;
dep.afonsohamm@camara.gov.br;
dep.arnonbezerra@camara.gov.br;
dep.carloseduardocadoca@camara.gov.br;
dep.edinhobez@camara.gov.br;
dep.eugeniorabelo@camara.gov.br;
dep.jacksonbarreto@camara.gov.br;
dep.jilmartatto@camara.gov.br;
dep.joseairtoncirilo@camara.gov.br;
dep.lupercioramos@camara.gov.br;
dep.paulohenriquelustosa@camara.gov.br;
dep.albanofranco@camara.gov.br;
dep.jeronimoreis@camara.gov.br;
dep.otavioleite@camara.gov.br;
dep.walterfeldman@camara.gov.br;
dep.fabiofaria@camara.gov.br;
dep.lidicedamata@camara.gov.br;
dep.valadaresfilho@camara.gov.br;
dep.alexcanziani@camara.gov.br;
dep.deley@camara.gov.br;
dep.fernandolopes@camara.gov.br;
dep.hermesparcianello@camara.gov.br;
dep.joserocha@camara.gov.br;
dep.jurandiljuarez@camara.gov.br;
dep.marceloguimaraesfilho@camara.gov.br;
dep.paulorobertopereira@camara.gov.br;
dep.ratinhojunior@camara.gov.br;
dep.vicentinho@camara.gov.br;
dep.wellingtonfagundes@camara.gov.br;
dep.arnaldojardim@camara.gov.br;
dep.josemendoncabezerra@camara.gov.br;
dep.romulogouveia@camara.gov.br;
dep.thelmadeoliveira@camara.gov.br;
dep.laurezmoreira@camara.gov.br;
dep.manueladavila@camara.gov.br;
dep.marcosantonio@camara.gov.br;
 






ABP - Associação Brasileira de Parapente - Copyright 2019 © Todos os direitos reservados.

Runtime Sistemas